Motivação

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e em muitas vezes, tudo que estamos fazendo parece ser para ontem.

No lado profissional não é diferente, estar motivado é quase um requisito mínimo para o sucesso. Este tema me fez ter cada vez mais interesse e sempre estou lendo e discutindo com outras pessoas. Queria deixar aqui alguns passos que aprendi para você se motivar sem a necessidade de terceiros, ou seja, não se motivar apenas quando é premiado por algo ou incentivado por alguém...

Antes de comentar sobre esses passos, queria falar o que me "motivou" a fazer essa publicação. Segundo uma pesquisa na Right Management, realizada com 28 mil profissionais, de 10 segmentos de atuação, em 15 países, apenas 34% dos entrevistados declararam estar plenamente motivados com seu trabalho e a organização a que pertencem. Ainda neste estudo, as empresas que oferecem oportunidades de carreira são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários do que aquelas que não oferecem.

Na minha opinião, um ambiente corporativo que oferece oportunidades é extremamente saudável e motivador. Porém também acredito que fomos moldados a esperar que "terceiros" nos motive no âmbito profissional de maneira geral.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem Recentemente, conversando com meu amigo Renato Bahia, tive a recomendação deste livro escrito por Daniel H. Pink, onde é abordado termos extremamente atuais na ótica corporativa.

De acordo com o autor, estamos nos faseando em uma nova versão de motivação, denominada como "3.0".

Em resumo a fase 1.0, nos motivava pela sobrevivência e a 2.0 (Atual em muitos lugares) nos motivam por meio de terceiros ou apenas a fuga da dor e a busca do prazer imediato (natureza algorítmica).

Já na 3.0 (natureza heurística), representa que o modelo de "recompensa e castigo" não vai mais funcionar... Para motivá-los neste novo modelo, é preciso dar autonomia, excelência e propósito (liberdade de trabalho e tarefas; aplicar-se no que é bom e não o que mais remunera; acreditar naquilo que faz). Recomendo a leitura deste livro, lá você vai ter muito mais detalhes sobre as três versões.

Sendo assim, gostaria de compartilhar algumas dicas de como eu me motivo sem a necessidade de que terceiros façam isso por mim.

Tente não procrastinar suas atividades diárias Se organize com listas de prioridade, o método GTD (recomendo muito) ajuda neste tipo de organização. Adiar atividade que muitas vezes são simples, gera ansiedade e frustração, desmotivando sempre a retomada para solucioná-las.

Trabalhar em escalas Existe uma técnica chamada pomodoro (recomendo muito), a ideia é não juntar varias coisas e tentar fazê-las de uma vez. Dividir e focar em cada "bloco" gera satisfação na conclusão e também motiva para trabalhar nos próximos blocos.

Trabalhe seu corpo e mente Corpo e mente trabalham juntos, se você não ter uma rotina de exercícios físicos leves na semana, poderá ter seu rendimento muito afetado gerando uma grande desmotivação. Correr é um ótimo exercício para ativar a mente e de quebra ganha condicionamento muscular! Alimentar-se bem também é crucial, pois faz com que você melhore seu ânimo e te mantem mais focado e motivado.

E por último, não somos robôs Invista em você, faça coisas que não tenha uma "meta" a não ser a satisfação pessoal, como hobbies, cursos, passar um tempo com a família e etc. Tente se premiar sempre que atingir qualquer objetivo pessoal, isso gera uma imensa motivação para encarar a sequência da vida!

Espero tê-lo motivado com esse texto de alguma forma!